CURIOSIDADES

A história do famoso Guia Michelin


Tudo começou em 1889, em uma pequena cidade da França chamada Clermont-Ferrand, quando os irmãos Andre e Edouard Michelin fundaram a tão famosa companhia de pneus Michelin.

Na época eles tinham uma grande visão na indústria automobilística francesa, que não passava de 3000 carros no país.

Para ajudar os motoristas em suas viagens e ao mesmo tempo oferecer os seus serviços e produtos, os irmãos Michelin criaram um guia de viagem, era um pequeno guia vermelho com informações para os viajantes, assim como mapas, informações de como trocar os pneus, onde abastecer os carros, locais para hospedagem e sugestões de restaurantes.


Cras pulvinar congue rutrum. Mauris lorem erat, finibus vitae euismod et, ullamcorper nec mauris. Orci

Por duas décadas o guia era distribuído gratuitamente, até o dia em que Andre Michelin descobriu que o dono de uma loja de pneus estava usando seus guias para sustentar sua loja. Em 1921, o novo guia Michelin foi lançado e era vendido por sete francos.

Pela primeira vez na década de 20 o guia Michelin incluiu uma lista de hotéis em Paris e listas de restaurantes de acordo com cada categoria.

A sessão que recomendava restaurantes começou a ter uma grande influência com tempo, foi assim que os irmãos Michelin decidiram recrutar times de clientes ocultos ( conhecidos agora como Michelin Inspectors) para ir aos restaurantes e os irmãos terem a certeza de que os lugares que eles indicavam eram de boa qualidade.

Em 1926, o guia começou a conceder estrelas para os restaurantes que se destacavam, inicialmente  marcando eles com uma estrela. Cinco anos depois a hierarquia de zero, uma, duas, e três estrelas foi introduzida, em 1936 a critéria de classificação das estrelas foi publicado, fazendo assim que os restaurantes e hotéis aperfeiçoassem seus serviços para conseguirem as tão famosas estrelas Michelin.


Durante todo o resto do século XX o guia Michelin foi o mais vendido da história, graças ao seu método único e sério de classificação. Hoje em dia o guia classifica mais de 40.000 estabelecimentos em mais de 24 países, e mais de 30 milhões de guias Michelin foram vendidos no mundo. O famoso guia de capa vermelha e suas estrelas se tornaram um símbolo de excelência gastronômica, revolucionando o turismo em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR